Dúvidas


O que é a Residência Técnica?
A Residência Técnica nasceu do espírito empreendedor de um grupo seriamente comprometido com a democratização do ensino. Originária da empresa Rede Residência, a escola desenvolveu e consolidou o Sistema de Ensino Multidirecional para a oferta de cursos técnicos na modalidade à distância.

Esse sistema de ensino consiste na utilização do melhor da tecnologia em benefício da educação e tornou-se referência nacional ao superar barreiras sociais e geográficas para multiplicar o conteúdo dos melhores professores, incorporando recursos lúdicos ao aprendizado e proporcionando a todos conhecimento de alto nível.

Na Residência Técnica as aulas são transmitidas via satélite uma vez por semana e exibidas nos mais de 120 Polos de Apoio Presencial distribuídos pelo Brasil. Nossos alunos contam ainda com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), laboratório de aulas práticas, software de aulas práticas virtuais e simuladores de técnicas profissionais.

Visando sempre atender as necessidades e expectativas do mercado de trabalho, a Residência Técnica forma profissionais empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, bem como com os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do país.
O que é o SISTEC/MEC? Estamos cadastrados nele?
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), esse sistema é pioneiro e, portanto, inovador no País por disponibilizar, mensalmente, informações sobre cursos técnicos de nível médio, respectivas escolas e alunos desse nível de ensino.

Os órgãos competentes de cada sistema de ensino dispõem agora de um importante instrumento para atestar a validade nacional dos diplomas.

Todas as unidades de ensino, no país, credenciadas para oferta de cursos técnicos de nível médio, independentemente da sua categoria administrativa (públicas e privadas, incluindo aquelas referidas no art. 240 da Constituição Federal, de 1988), sistema de ensino (federal, estaduais e municipais) e nível de autonomia, devem se cadastrar no SISTEC.

A instituição de ensino técnico de nível médio só terá validade nacional se cadastrada no SISTEC.

A Escola Técnica Residência Saúde está devidamente cadastrada no SISTEC/MEC.
Quais os pré-requisitos para estudar e qual será minha certificação?
Os cursos da Residência Técnica podem ser de nível técnico, profissionalizante e qualificação.

Para obter o diploma de nível técnico, nosso aluno deve ter o 2ª grau (nível médio) completo e idade mínima de 18 anos até a conclusão do curso.

Já para obter o diploma de nível profissionalizante, basta ter o 1° grau (ensino fundamental) completo e idade mínima de 16 anos até a conclusão do curso.

O diploma de qualificação é destinado aos profissionais das áreas afins que desejam cursar apenas alguns blocos ou disciplinas do curso técnico.
Como estudar?
Preparativos para o estudo individual

Antes de qualquer coisa, o ambiente de estudo deve ser bem limpo, organizado e iluminado. Todo o material de escrita - caderno, lápis, borracha, caneta, entre outros -, deve estar à mão. Anote em seu caderno todas as suas dúvidas e questões interessantes a fim de discutí-las com seus colegas e professores. É indispensável ter um dicionário para conferir palavras desconhecidas do seu vocabulário.

Tempo dedicado ao estudo

Por menos tempo que você tenha, procure reservar um período do dia para os estudos. Estudar diariamente ajuda a fixar e compreender melhor as matérias. Você sentirá a diferença na hora da avaliação. Também aproveite para entrar em contato com o material didático antes mesmo de ele ser utilizado em aula. Isso o ajudará no entendimento dos assuntos ali tratados.


Leve em consideração

Sociólogos e estudiosos no assunto apontam para a tendência do ser humano inclinar-se a fazer sempre o mais fácil, depois o mais intrincado. Ao estudar, faça o contrário: comece pela disciplina mais difícil, ou aquela que é mais antipática ao seu gosto. Deixe as mais simples e prazerosas para o fim. Isso aumentará o seu fôlego e o fará progredir muito nos estudos.

Procure ajuda

Sempre que tiver dificuldade com alguma disciplina ou matéria específica, procure o professor ou tutor e relate o seu problema. Eles o ajudarão a vencer obstáculos e superar dificuldades.
Onde acontecem as aulas?
Nossas aulas são transmitidas via satélite uma vez por semana e exibidas nos mais de 120 Polos de Apoio Presencial distribuídos pelo Brasil. Cabe ao aluno escolher em que Polo deseja assistir as aulas.

Nosso aluno contam ainda com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), laboratório de aulas práticas, software de aulas práticas virtuais, simuladores de técnicas profissionais e convênios firmados com inúmeras instituições de estágio reconhecidas.
Como faço minha matrícula?
Basta escolher o município em que deseja estudar e entrar em contato com o Polo mais próximo.
Posso estudar pela internet ou devo a ir ao polo?
Para concluir o curso satisfatoriamente, você deve estar presente em, no mínimo, 75% das aulas no Polo de Apoio Presencial.
Os cursos da Escola Técnica Residência Saúde são autorizados e reconhecidos pelo MEC?
O Ministério da Educação (MEC) delegou a responsabilidade pela fiscalização, autorização e reconhecimento dos cursos de nível técnico as secretarias e conselhos estaduais da educação.

Nossos cursos em andamento são reconhecidos pela PORTARIA/SEE N°795/2013.